A Contabilidade do Futuro

As coisas mudam rápido, não é mesmo?

Você já parou para pensar no quanto a nossa vida mudou nos últimos 15 anos?

Eu tenho 30 anos, e trabalho com contabilidade desde os meus 15, e em todo esse tempo acompanhei uma profunda transformação na contabilidade, não de sua parte teórica, mas sim da maneira como executamos nossos serviços.

Sou da época dos blocos, do tempo em que se passavam horas digitando as notas fiscais dos clientes (uma por uma), para então realizar a apuração do imposto mensal. E como não lembrar do som da impressora matricial ao fundo, que ficava o dia todo rodando relatórios e livros contábeis, tudo era muito lento e manual.

Até que ela chegou!

a tão esperada:  REVOLUÇÃO DIGITAL

Neste momento todos os processos tiveram que ser revistos, no começo assustou, parecia impossível lidar com todas estas transformações, e começaram a aparecer novos termos, como:  XML, SPED, CERTIFICADO DIGITAL, CLOUD, PDF, SKYPE, APLICATIVOS.

E como lidamos com esta enxurrada de tecnologia aqui na K2?

A resposta pode ser resumida em uma única palavra: ADAPTAÇÃO

É como eu sempre digo, na maioria das vezes gastamos mais tempo reclamando de uma atividade, do que colocando ela em prática. Então, resolvemos abraçar a tecnologia, e mudar a ótica. Hoje todos aqueles termos citados são expressões comuns de nosso dia-a-dia, e a cada semana aparece algo novo.

“Os gigantes de ontem e de hoje estão se transformando nos dinossauros de amanhã. Para os amantes da arqueologia pode ser interessante, mas para quem não quiser ficar com cara de homem de Neanderthal, é a hora de repensar o que aí está.”   Ricardo Semler

E qual o futuro da contabilidade?

É lembrar-se da primeira palavra que antecede a denominação da profissão.

CIÊNCIA

Ciências Contábeis, o futuro pertence a aquele que irá dominar com maestria a parte científica, pois com os avanços tecnológicos, todos os trabalhos repetitivos e padronizados serão realizados por “robôs”, que já existem hoje em nossos sistemas de informação, e que evoluem em velocidade exponencial.

A DIGITAÇÃO de dados dará espaço para a IMPORTAÇÃO, ANALISE, e ARMAZENAMENTO de DADOS DIGITAIS. Os arquivos em caixas se tornarão obsoletos, e nossas preocupações passarão a ser:

 

PARAMETRIZAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA AS LEIS ATUAIS.
TRATAR E FILTRAR OS DADOS RECEBIDOS DO CLIENTE. 
CAPACITAÇÃO DE EMPRESÁRIOS E COLABORADORES PARA TRABALHAR COM AS NOVAS TECNOLOGIAs.
NEUTRALIZAR RISCOS FISCAIS/TRIBUTÁRIOS.
TRANSMITIR OS ARQUIVOS DIGITAIS PARA O GOVERNO DE MANEIRA SEGURA, E 100% DE ACORDO COM AS NORMAS.
PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS QUESTÕES FINANCEIRAS, E DECISÕES IMPORTANTES DE NOSSOS CLIENTES.

 

E se todo este papo está soando como ficção científica para você, meu conselho é: CORRA!

Isso está acontecendo HOJE!

Por isso buscamos incansavelmente a inovação. Com o processo de coletas de dados cada vez mais inteligente, utilizamos o nosso tempo na busca de CONHECIMENTO, e trazemos um atendimento cada vez mais PERSONALIZADO para o seu segmento.

Isso é INFORMAÇÃO RELEVANTE para o seu negócio, para a sua tomada de decisão, e essa é a nossa verdadeira função como cientistas contábeis.

“Portanto, somos nós, aqui, a ter a responsabilidade da mudança. Devemos começar por nós mesmos, aprendendo a não rejeitar antecipadamente o novo, o surpreendente, aquilo que parece radical.” Carlos Fuentes

 

 Eduardo Kulik – CEO – K2 ASSESSORIA CONTÁBIL